Ementa:
Abordagem de tópicos escolhidos entre docentes e alunos. A disciplina se propõe ao estudo de modalidades desportivas numa perspectiva do treinamento desportivo com abordagens auxológica e de rendimento, sendo desenvolvida em forma de seminários, discussões e/ou aulas expositivas.
Bibliografia:
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dina livros, 1994.
BENTO, J.O.. Em defesa do desporto (pp. 9 -55). In: BENTO. J.O.; CONSTANTINO, J.M. (Coordenadores). Em defesa do desporto: mutações e valores em conflito. Almedina:Portugal, 2007.
BENTO, J.O. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física/ UNICAMP, Coleção CEAv Esporte, 2013
BRUNER, M.W., HALL, J., & CÔTÉ, J. The influence of sport type and interdependence on the developmental experiences of young athletes. European Journal of Sport Sciences, 11, 131-142, 2011.
CÔTÉ, J. The development of coaching knowledge. International Journal of Sports Science and Coaching, 1, 3, 217-222, 2006.
CÔTÉ, J., LIDOR, R., & HACKFORT, D.To Sample or to specialize? Seven postulates about youth sport activities that lead to continued participation and elite performance. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 9, 7-17, 2009.
GALATTI, L.R (Org.); SCAGLIA, A. J. (Org.); MONTAGNER, P. C. (Org.); PAES, R. R. (Org.). Desenvolvimento de Treinadores e Atletas: Pedagogia do Esporte - vol. 1. 1a. ed. Campinas e Cáceres (Espanha): Editora da Unicamp e Universidad de Extremadura - Servicio de Publicaciones, 2017. v. 1. 304p. – ISBN 978-85-268-1377-9
GALATTI, L.R. (Org.); SCAGLIA, A. J. (Org.); MONTAGNER, P. C. (Org.); PAES, R. R. (Org.) . Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte - vol. 2. 1a. ed. Campinas e Cáceres (Espanha): Editora da Unicamp e Universidad de Extremadura - Servicio de Publicaciones, 2017. v. 1. 312p. – ISBN 978-85-268-1379-3
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos coletivos. In: GRAÇA. A.; OLIVEIRA,J. (Eds.). O ensino dos jogos desportivos coletivos..2 a . edição. Lisboa:Universidade do Porto, 1995,11-25.
GRÉHAIGNE, J. F., GODBOUT, P. The teaching of tatical knowledge in tean sports. CAHPERD Journal, 63 (4), 10-15, 1997.
GRIFFIN, L. L. et al. Teaching sport concepts and skill: a tactical games approach. Champaing: Human Kinetics, 1997.
HIRAMA, L.K.., MONTAGNER, P.C. Algo para além de tirar as crianças da rua: a pedagogia do esporte em projetos socioeducativos. (pgs. 220). São Paulo: Phorte Editora, 2012 (ISBN:978-85-7655-346-5)
HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C.. Pedagogia do esporte e valores: intervenções para formação da personalidade moral. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2020. v. 1. 213p. – ISBN 978-65-5820-328-5
LIGHT, R. Game sense: innovation or just good coaching? Journal of Physical Education, New Zealand, 39(1), 8-19, 2006.
PAES, R. R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H. B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.PAES, R. R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H. B.. Pedagogia do Esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015, 1175p. (1ª.edição original publicada em 2009, reimpresso em 2015 e 2018) – ISBN 978-85-277-1560-7
REVERDITO, R.S.; SCAGLIA, A.J.; MONTAGNER, P.C.. (Orgs.). Pedagogia do Esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. (pgs. 448). São Paulo: PHORTE EDITORA, 2012. (ISBN: 978-85-7655-345-8)
TANI, G. BENTO, J. O., PETERSEN, R. D. S., Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
THOMAS JR, NELSON JK. Research methods in physical activity. Champaign: Human Kinetics, 1990.
TRUDEL, P; GILBERT, W. Coaching and Coach Education. In: Kirk, D.; MacDonald, D.; O’Sullivan, M.M. (Eds.). The Handbook of Physical Education (pp.515-539). London: Sage, 2006.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 3
Número de alunos matriculados: 18
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |