Ementa:
Refletir acerca dos diferentes referenciais teórico-metodológicos que têm orientado a produção do conhecimento em história, nas suas relações com a memória e a educação, com o objetivo de favorecer o diálogo do pesquisador com as fontes documentais, em sentido amplo (fontes escritas, orais, iconográficas, sonoras).
Bibliografia:
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. SP. Ed. 34, 2006 (cap. 4 – Memória, história, testemunho e cap. 7 - O que significa elaborar o passado).
FERNANDES, Rogério. Cultura de escola: entre as coisas e as memórias. IN: Revista Pro-Posições, v. 16, n. 1 (46), jan-abr. 2005.
GOODSON, I. “Dar voz ao professor: história de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In , NÓVOA, A. (org) Vida de Professores. Porto Editora, 1995.
------------------------------- Trajetória para o Currículo – História pessoal e política social em estudos curriculares. In, Educação Temática Digita l, Campinas, v.9, n.esp., p.213-233, out. 2008
Da história das disciplinas ao mundo do ensino - Entrevista com Ivor Goodson – In Educação em Revista, BH, vol. 45, junho de 2007 – pp. 221 - 226.
GOODSON. I. Understanding the Life history research process. In Goodson, I e GILL, S; Narrative Pedagogy - life history and learning (pp. 35 – 54).
VIÑAO FRAGO, A e ESCOLANO BENITO, A. Currículo, espaço e subjetividade – a arquitetura como programa. Trad Alfredo Veiga Neto, RJ, DP&A. (livro todo)
MONTENEGRO, Ana : Un lugar llamado escuela publica - origen y paradoja, Buenos Aires 1580-1910, Editora Miño Dávila, 2012. (cap, IV – 163 – 199)
MARTINS, MC. La educación de los sentidos: notas históricas sobre currículos y prácticas educativas en escuelas brasileñas de inicio de siglo XX. In: CASTRO, M. I (comp). Educación y cultura: un debate necesario en América Latina. Plaza y Valdez, UNAM, Mx. 2012 (pp. 115 – 135)
VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, 1995.
CARVALHO, M. M. C. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: CARVALHO, M. M. C. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CHARTIER, R. Historia y prácticas culturales (Entrevista a Roger Chartier realizada por Noemí Goldman e Leonor Arfuch). Entrepasados (Revista de Historia), Buenos Aires, ano IV, n. 6, p. 133-148, 1994.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-190, 1991.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
VIÑAO FRAGO, A. La escuela y la escolaridad como objetos históricos. Facetas y problemas de la historia de la educación. In: MAINER, J. (coord.). Pensar críticamente la educación escolar: perspectivas y controversias historiográficas. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2008.
TABORDA, M. Siete preguntas a Antonio Viñao Frago. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 22, p. 199-212, jan./abr. 2010.
FARIA FILHO, L. M.; GONÇALVES, I. A.; VIDAL, D. G.; PAULILO, A. L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004.
GONÇALVES, I. A.; FARIA FILHO, L. M. História das culturas e das práticas escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.
VIDAL, D. G. Cultura e práticas escolares: a escola pública brasileira como objeto de análise. Historia de la Educación, n. 25, p. 153-171, 2006.
MIRANDA, Sonia Regina. Sob o signo da memória. Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. Editora Unesp/editora UFJF. JF. 2007.
BRESCIANI, Stella e NAXARA,Márcia- Memória (res)sentimento – Editora da Unicamp. Campinas: 2001 - Caps. 1, 2 e 3 (p. 15 a 81)
RAMOS, Francisco R.L. – Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de história in, CADERNO CEDES N° 82 – EDUCAR PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO pp.397- 410.
Memória, História e Esquecimento – RICOEUR, Paul – A Memória, a História, o esq
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 5
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - ED12 | |||||
10:00 | A - ED12 | |||||
11:00 | A - ED12 | |||||
12:00 | A - ED12 | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |