Unicamp Diretoria Acadêmica

ED732 - Memória, História e Educação: Referenciais Teórico-Metodológicos - 2S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Refletir acerca dos diferentes referenciais teórico-metodológicos que têm orientado a produção do conhecimento em história, nas suas relações com a memória e a educação, com o objetivo de favorecer o diálogo do pesquisador com as fontes documentais, em sentido amplo (fontes escritas, orais, iconográficas, sonoras).

Bibliografia:

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. SP. Ed. 34, 2006 (cap. 4 – Memória, história, testemunho e  cap. 7 - O  que significa elaborar o passado). 

FERNANDES, Rogério. Cultura de escola: entre as coisas e as memórias. IN: Revista Pro-Posições, v. 16, n. 1 (46), jan-abr. 2005.  

GOODSON, I. “Dar voz ao professor: história de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In , NÓVOA, A. (org) Vida de Professores. Porto Editora, 1995.      

------------------------------- Trajetória para o Currículo – História pessoal e política social em estudos curriculares. In, Educação Temática Digita l, Campinas, v.9, n.esp., p.213-233, out. 2008

Da história das disciplinas ao mundo do ensino - Entrevista com Ivor Goodson – In Educação em Revista, BH, vol. 45, junho de 2007 – pp. 221 - 226. 

GOODSON. I. Understanding the Life history research process. In Goodson, I e GILL, S;  Narrative Pedagogy  - life history and learning (pp. 35 – 54).

VIÑAO FRAGO, A e ESCOLANO BENITO, A. Currículo, espaço e subjetividade – a arquitetura como programa. Trad Alfredo Veiga Neto, RJ,  DP&A.  (livro todo)

MONTENEGRO, Ana : Un lugar llamado escuela publica  - origen y paradoja, Buenos Aires 1580-1910, Editora Miño Dávila, 2012.  (cap, IV – 163 – 199)

MARTINS, MC. La educación de los sentidos: notas históricas sobre currículos y prácticas educativas en escuelas brasileñas de inicio de siglo XX. In: CASTRO, M. I (comp). Educación y cultura: un debate necesario en América Latina. Plaza y Valdez, UNAM, Mx. 2012 (pp. 115 – 135)

VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, 1995.

CARVALHO, M. M. C. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: CARVALHO, M. M. C. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

CHARTIER, R. Historia y prácticas culturales (Entrevista a Roger Chartier realizada por Noemí Goldman e Leonor Arfuch). Entrepasados (Revista de Historia), Buenos Aires, ano IV, n. 6, p. 133-148, 1994.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-190, 1991.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

VIÑAO FRAGO, A. La escuela y la escolaridad como objetos históricos. Facetas y problemas de la historia de la educación. In: MAINER, J. (coord.). Pensar críticamente la educación escolar: perspectivas y controversias historiográficas. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2008.

TABORDA, M. Siete preguntas a Antonio Viñao Frago. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 22, p. 199-212, jan./abr. 2010.

FARIA FILHO, L. M.; GONÇALVES, I. A.; VIDAL, D. G.; PAULILO, A. L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, jan./abr. 2004.

GONÇALVES, I. A.; FARIA FILHO, L. M. História das culturas e das práticas escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

VIDAL, D. G. Cultura e práticas escolares: a escola pública brasileira como objeto de análise. Historia de la Educación, n. 25, p. 153-171, 2006.

MIRANDA, Sonia Regina. Sob o signo da memória. Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. Editora Unesp/editora UFJF.  JF. 2007.

BRESCIANI, Stella e NAXARA,Márcia- Memória (res)sentimento – Editora da Unicamp. Campinas: 2001 - Caps. 1, 2 e 3  (p. 15 a 81) 

RAMOS, Francisco R.L. – Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de história in, CADERNO CEDES N° 82 – EDUCAR PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO pp.397- 410.

Memória, História e Esquecimento – RICOEUR, Paul – A Memória, a História, o esq

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número de alunos matriculados: 5

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 13:00 ED12

Docentes:

  • Arnaldo Pinto Junior

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - ED12
10:00 A - ED12
11:00 A - ED12
12:00 A - ED12
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: