Unicamp Diretoria Acadêmica

ED429 - Avaliação Institucional: Princípios e Processos - 2S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Discute as políticas públicas de avaliação de instituições educacionais no embate regulação/emancipação. Discute os princípios e processos de avaliação institucional em universidades e escolas de ensino fundamental. Analisa formatos avaliativos e subsidia a proposição de modelos alternativos que tomam a escola como referência, destacando o protagonismo dos atores locais.

Bibliografia:

AFONSO, A.J. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação In:

ESTEBAN, M.T. & AFONSO, A.J Olhares e interfaces . Reflexões criticas sobre a

 Avaliação São Paulo: Cortez 2010

AFONSO, A.J Para uma conceptualização alternativa de accountability em

 educação. Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.471-484

AFONSO, Natercio A Direcção Regional de Educação: um espaço de regulação

 intermédia In: BARROSO, J (org) A regulação das políticas públicas de educação .

Espaços, dinâmicas e actores, Lisboa: Educa, 2006

BARROSO, J.  A nova gestão pública e a autonomia das escolas. In: ____ Políticas

educativas e organização escolar. Lisboa, 2005

BARROSO, J A formação dos professores e a mudança organizacional das escolas in: FERREIRA, N.S.C. Formação continuada e gestão da educação 2 ed São Paulo: Cortez 2006

BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e sua avaliação. Campinas:

Autores Associados.2004

BRYK, A.S & SCHNEIDER, B Trust in schools. A core resource for improvement

New York:Russell Sage Foundation 2002

DIAS SOBRINHO, Jose Avaliação como instrumento da formação cidadã e

desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação

   in: RISTOFF, D. & ALMEIDA JUNIOR, V.P. Avaliação  Participativa,perspectivas

e desafios. Brasília, INEP,2005

FREITAS, L.C  Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública.

Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p.911-933, out 2005

FREITAS, L.C Os reformadores empresariais da educação : da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação  Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.379-404

FREITAS, L.C et al  Avaliação e políticas públicas educacionais : ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Leitura Critica , 2012

MAC BEATH, J et al A história de Serena.Viajando rumo a uma escola melhor Porto,

Portugal: Asa,  2000

RAVITCH , D Reign of error  The Hoax of the privatization movement and the danger

to America s Public Schools, Alfred Knopf, New York, 2013

SORDI, M.R.L & LUDKE, M Avaliação institucional participativa em escolas de ensino fundamental: o fortalecimento dos atores locais In: LEITE, D ( org) Avaliação participativa e qualidade. Os atores locais em foco Porto Alegre: Sulina, 2009

SORDI, M.R.L & FREITAS, L.C Responsabilização participativa  Retratos da escola . Dossiê da Avaliação da Educação Básica  vol 7 n. 12, jan-jun 2013  p 87-100

SORDI, M.R.L Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.485-512

VILLANUEVA, L.F. A. La implementación de las políticas México: Grupo Editoriam Miguel Angel Porrua, 1996

 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número de alunos matriculados: 3

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00 ED16

Docentes:

  • Mara Regina Lemes De Sordi

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - ED16
10:00 A - ED16
11:00 A - ED16
12:00 A - ED16
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: