Ementa:
Discute as políticas públicas de avaliação de instituições educacionais no embate regulação/emancipação. Discute os princípios e processos de avaliação institucional em universidades e escolas de ensino fundamental. Analisa formatos avaliativos e subsidia a proposição de modelos alternativos que tomam a escola como referência, destacando o protagonismo dos atores locais.
Bibliografia:
AFONSO, A.J. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação In:
ESTEBAN, M.T. & AFONSO, A.J Olhares e interfaces . Reflexões criticas sobre a
Avaliação São Paulo: Cortez 2010
AFONSO, A.J Para uma conceptualização alternativa de accountability em
educação. Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.471-484
AFONSO, Natercio A Direcção Regional de Educação: um espaço de regulação
intermédia In: BARROSO, J (org) A regulação das políticas públicas de educação .
Espaços, dinâmicas e actores, Lisboa: Educa, 2006
BARROSO, J. A nova gestão pública e a autonomia das escolas. In: ____ Políticas
educativas e organização escolar. Lisboa, 2005
BARROSO, J A formação dos professores e a mudança organizacional das escolas in: FERREIRA, N.S.C. Formação continuada e gestão da educação 2 ed São Paulo: Cortez 2006
BONDIOLI, A. O projeto pedagógico da creche e sua avaliação. Campinas:
Autores Associados.2004
BRYK, A.S & SCHNEIDER, B Trust in schools. A core resource for improvement
New York:Russell Sage Foundation 2002
DIAS SOBRINHO, Jose Avaliação como instrumento da formação cidadã e
desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação
in: RISTOFF, D. & ALMEIDA JUNIOR, V.P. Avaliação Participativa,perspectivas
e desafios. Brasília, INEP,2005
FREITAS, L.C Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública.
Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p.911-933, out 2005
FREITAS, L.C Os reformadores empresariais da educação : da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.379-404
FREITAS, L.C et al Avaliação e políticas públicas educacionais : ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Leitura Critica , 2012
MAC BEATH, J et al A história de Serena.Viajando rumo a uma escola melhor Porto,
Portugal: Asa, 2000
RAVITCH , D Reign of error The Hoax of the privatization movement and the danger
to America s Public Schools, Alfred Knopf, New York, 2013
SORDI, M.R.L & LUDKE, M Avaliação institucional participativa em escolas de ensino fundamental: o fortalecimento dos atores locais In: LEITE, D ( org) Avaliação participativa e qualidade. Os atores locais em foco Porto Alegre: Sulina, 2009
SORDI, M.R.L & FREITAS, L.C Responsabilização participativa Retratos da escola . Dossiê da Avaliação da Educação Básica vol 7 n. 12, jan-jun 2013 p 87-100
SORDI, M.R.L Implicações ético-epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa Educ . Soc , Campinas, v.33, n.119, abr-jun 2012, p.485-512
VILLANUEVA, L.F. A. La implementación de las políticas México: Grupo Editoriam Miguel Angel Porrua, 1996
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 3
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - ED16 | |||||
10:00 | A - ED16 | |||||
11:00 | A - ED16 | |||||
12:00 | A - ED16 | |||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |