Unicamp Diretoria Acadêmica

IR026 - Tópicos em Clínica de Linguagem e Interdisciplinaridade - 2S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Refletir sobre questões teóricas, metodológicas e clínicas relacionadas às falas sintomáticas. Abordar a articulação entre autores que reconhecem a ordem própria da língua e sua função na estruturação do sujeito falante. Tratar da relação erro e fala sintomática, principalmente na fala de crianças em processo de aquisição da linguagem. Refletir sobre os principais momentos clínicos (entrevista inicial, avaliação/diagnóstico e processo terapêutico) na clínica de linguagem e tratar de suas relações com outras áreas do conhecimento: a Linguística, a Fonoaudiologia, a Psicologia, a Educação, entre outras.

Bibliografia:

CASTRO, M. F. P. (Org.) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas, Editora da Unicamp, 1996, 254 pgs.

CAVALCANTE, M. C. B.; NASLAVSKY, J. P. N. A matriz inicial da subjetividade tendo como lócus a dialogia do/no manhês. In: CAVALCANTE, M. C. B.; FARIA, E. M. B. de; LEITÃO, M. M. (org.). Aquisição da linguagem e processamento linguístico: perspectivas teóricas e aplicadas. João Pessoa: Idéia Editora Universitária UFPB, v. 1, p. 11 – 38. 2011.

CAVALCANTE, M. C. B.; BRANDÃO, L. P. Gesticulação e Fluência: contribuições para a aquisição da linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos. Editora da Unicamp, v. 1, p. 55-66, 2012.

DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Lingüísticos. Campinas, v. 42 , p. 41-69, 2002.

DE LEMOS, C. T. G. Linguisteria: de Freud a Lacan. In: SILVEIRA, E. M. (Org.) As bordas da linguagem. Uberlândia: EDUFU, p. 33 - 46, 2011.

DEL RÈ, A.; PAULA. L.; MENDONÇA. M. C. (orgs.) A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano. São Paulo: Editora Contexto, 2014, 175 pgs.

FERREIRA-GONÇALVES, G.; KESKE-SOARES, M. BRUM-DE-PAULA. M. R. (Orgs.) Estudos em Aquisição Fonológica. Santa Maria, Sociedade Vicente Palotti, v. 2, 2009, 240 pgs.

LIER-DE-VITTO, M. F. Fonoaudiologia: no sentido da linguagem. São Paulo: Cortez, 1994, 144 pgs.

LIER-DE-VITTO, M. F. Falas sintomáticas: fora de tempo, fora de lugar. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, 47, p. 143-150, 2005.

LIER-DE-VITTO, M. F.; ARANTES, L. Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem. São Paulo: Editora PUCSP, 2006, 441 pg.

LIER-DE-VITTO, M. F. Abordagem de falas sintomáticas: sobre a condição intervalar da clínica de linguagem entre a linguística e a psicanálise. In: SILVEIRA, E. M. (Org.) As bordas da linguagem. Uberlândia: EDUFU, p. 57 - 66, 2011.

MALDONADE, I. R. Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 539-552, 2011.

MALDONADE, I. R. O erro e a autocorreção na relação da criança com a língua. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n.2, p. 403-418, 2012.

RAMOS, A. P.; REGINATO, R.; DEUSCHLE, V. P. O dizer de fonoaudiólogos sobre a evolução terapêutica de crianças com distúrbios fonológicos/fonéticos. São Paulo. Revista CEFAC, 11, v. 1, p. 25 - 33, 2009. 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número mínimo de alunos: 2

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 09:00 - 12:00 FM64

Docentes:

  • Irani Rodrigues Maldonade

Reservas:

  • 36 - Saúde , I. Reabilitação - AA
  • 90 - Saúde , I. Reabilitação - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - FM64
10:00 A - FM64
11:00 A - FM64
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

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