Unicamp Diretoria Acadêmica

CT135 - Universidades e Sistemas de Ciência e Tecnologia - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A disciplina tem por objetivo analisar a estrutura do sistema de ensino superior no Brasil e aspectos de sua relação com o setor produtivo. No primeiro modulo, discute-se a formação do(s) modelo(s) de universidade(s) no contexto mundial e como isso se dá no Brasil, desde sua formação inicial no século XIX até o movimento mais recente de forte expansão e diferenciação. Estabeleceremos comparações com os modelos de ES existentes em outros países, em particular no que tange o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, principalmente nos últimos 50 anos, e como isso se relaciona, em geral, ao tema de P&D&I no setor produtivo. A partir desta discussão, no segundo modulo apresentam-se os principais mecanismos de vinculação entre a universidade e a empresa a partir de experiências históricas selecionadas de países avançados e em desenvolvimento. Esta dupla perspectiva histórico-institucional serve como base para a compreensão dos limites da relação universidade-empresa no Brasil, a partir da observação de casos específicos e de suas tendências.

Bibliografia:

Sica de Campos, A. (2010) A review of the influence of long-term patterns in research and technological development (R&D) formalisation on university-industry links. Revista Brasileira de Inovação, 9, 379-410.

Sica de Campos, A. & Pamplona da Costa, J. (2014). Governança de redes e formalização da pesquisa e desenvolvimento (P&D): novos fatores para a análise da relação universidade empresa. In: Vessuri, H., Arellano, A. Kreimer, P. & Velho, L. (eds.) Perspectivas latinoamericanas en el estudio social de la ciencia, la tecnología y el conocimiento.

Fernandes, A. C.; de Souza, B.; Campello; da Silva, A; Stamford; Suzigan, W.; Chaves, C. V.; Albuquerque, E. (2010) Academy-industry links in Brazil: evidence about channels and benefits for firms and researchers. Science and Public Policy, 37, 485-498.

Dayrell, N. e  Sica de Campos, A. (2014) A formação para o empreendedorismo acadêmico e o mercado de trabalho acadêmico brasileiro. Revista Tecnologia e Sociedade, 20, 36-48.

Kenney, M.; Mowery, D.C. Introduction (Chapter 1) em: M. Kenney, D.C. Mowery (orgs.), Public universities and Regional Growth: Insights from the University of California. Stanford U. Press, Stanford, EUA, 2013.

Pedrosa, R.H.L. A inovação tecnológica e a "terceira missão" da universidade. Em: S. Schwartzman (org.), A Educação Superior na América Latina e os Desafios do Século XXI, pp. 219-282. Ed. Unicamp, Campinas, SP, 2014.

Schwartzman, S. Um Espaço para a Ciência. Ed. Unicamp, Campinas, SP, 2014.

Suzigan, W.; Albuquerque, E.M. A interação universidade e empresas em perspectiva histórica no Brasil. Em: W. Suzigan, E.M. Albuquerque, S.A.F. Cario (orgs.), Em Busca da Inovação: Interação Universidade-Empresa no Brasil. Autêntica/Fapesp, 2011. pp. 17-43.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 1

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 09:00 - 12:00 EB15

Docentes:

  • Andre Luiz Sica De Campos

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - EB15
10:00 A - EB15
11:00 A - EB15
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: