Ementa:
Disciplina oferecida para alunos de outros programas de pós-graduação da Unicamp, de outras IES e alunos especiais. Apresenta os condicionantes históricos e sociais que presidem à geração e a utilização de conhecimento científico e tecnológico nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, com especial atenção ao caso brasileiro, a partir das cinco Áreas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do DPCT.
Bibliografia:
Hobsbawn, E. (1969) Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1983. Introdução (p. 13-21) e caps. 2 e 3 (ps. 33-73).
Szmrecsányi, T. (2001) Esboços de História Econômica da Ciência e da Tecnologia. In Soares, L. C. Da Revolução Científica à Big (Business) Science. Hucitec/Eduff, p. 155-200.
Castells, M. (1999) A Sociedade em Rede, Paz e Terra, São Paulo, 1999: A Rede e o Ser, pg 21-48; Capítulo 1: A Revolução da Tecnologia da Informação, pp. 49-81 e Capítulo 4: A transformação do trabalho e do mercado de trabalho: trabalhadores ativos na rede, desempregados e trabalhadores com jornada flexível, pg 223-352.
Furtado, C. (1970) Formação Econômica da América Latina, Lia, Rio de Janeiro, capítulos 3, 4, 5, 10 e 11.Sismondo, S. An Introduction to Science and Technologies Studies. (2007) Wiley-Blackwell, UK.
Dye, T.R. (1992) Understanding public policy. Londres: Prentice-Hall. Cap. 1, 2, 13 e 14.
Polanyi, M. "The republic of science: Its political and economic theory." Minerva 38.1 (2000): 1-21
Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (1988) Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comum, Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988, Introdução, Cap. 1 e 2
Miles, I. From Futures to Foresight. in Georghiou, L.; Harper, J. C.; Keenan, M.; Popper, R. The handbook of technology foresight. Edward Elgar Publishing Limite, 2008, 428pp.
Humboldt, W.V. (1809-1810). Sobre a organização interna e externa dos estabelecimentos científicos superiores em Berlin. Anexo 1 em F. Castilho (2008).
Morel, R. (1979) Ciência e Estado, a Política Científica no Brasil, T.A. Queiroz, SP, 1979, cap. 2.
Pavitt, K. (1987) 'The Objectives of Technology Policy'. Science and Public Policy, 14, 182-188.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 16
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |