Unicamp Diretoria Acadêmica

LP198 - Análise Linguística e Ensino de Língua Materna - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo e discussão sobre concepções teóricas de análise linguística. O eixo de análise linguística e os letramentos escolares no ensino de língua materna. Aspectos teórico-metodológicos do eixo da análise linguística no ensino de língua materna.

Bibliografia:

Bibliografia básica

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Ed. 34, 2013 [1942-1945].

BEZERRA, M. A.; REINALDO, A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2024.

BRASIL. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1998.

BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011.

BUNZEN, C. Capítulo 1: A fabricação da disciplina escolar e do livro didático de português. In: ______. Dinâmicas discursivas na aula de português: os usos do livro didático e projetos didáticos autorais. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 2009. p. 31-78. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465296. Acesso em: 11 abr. 2024.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em Expressão Oral e Escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/02/dolz___schneuwly.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 [1984]. p. 39-46.

GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 [1984]. p. 59-79.

KLEIMAN, A.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes, 2012.

KUHN, T.; FLORES, V. Enunciação e ensino: a prática de análise linguística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 69-76, jan./mar. 2008.

LIRA NETO, J. L. L. O ensino de gramática/análise linguística na sala de aula: reflexões sobre concepções e práticas de professoras integrantes do Grupo de Estudos Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa (GEDELP/SEDUC/PE). Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Recife, 2016.

LOURENÇO, D. C. G.; ARAÚJO, D. L. de. A proposta de Análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento. Eutomia, Recife, v. 23, n. 1, p. 88-107, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/241617/33806. Acesso em: 20 mar. 2024. 

MENDONÇA, M. Práticas de análise linguística, modalização e referenciação: ampliando e conectando objetos de ensino. In: PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBBES, T. (Orgs.). Prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2021. p. 219-243.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. 1ª Ed. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.

MENDONÇA, M. Análise linguística: por que e como avaliar. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica; CE

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Número de alunos matriculados: 6

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00 CL13

Docentes:

  • Marcia Rodrigues De Souza Mendonca

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A - CL13
15:00 A - CL13
16:00 A - CL13
17:00 A - CL13
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: