Ementa:
Estudo e discussão sobre concepções teóricas de análise linguística. O eixo de análise linguística e os letramentos escolares no ensino de língua materna. Aspectos teórico-metodológicos do eixo da análise linguística no ensino de língua materna.
Bibliografia:
Bibliografia básica
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Ed. 34, 2013 [1942-1945].
BEZERRA, M. A.; REINALDO, A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1998.
BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011.
BUNZEN, C. Capítulo 1: A fabricação da disciplina escolar e do livro didático de português. In: ______. Dinâmicas discursivas na aula de português: os usos do livro didático e projetos didáticos autorais. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 2009. p. 31-78. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/465296. Acesso em: 11 abr. 2024.
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em Expressão Oral e Escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/02/dolz___schneuwly.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 [1984]. p. 39-46.
GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997 [1984]. p. 59-79.
KLEIMAN, A.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes, 2012.
KUHN, T.; FLORES, V. Enunciação e ensino: a prática de análise linguística na sala de aula a favor do desenvolvimento da competência discursiva. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 69-76, jan./mar. 2008.
LIRA NETO, J. L. L. O ensino de gramática/análise linguística na sala de aula: reflexões sobre concepções e práticas de professoras integrantes do Grupo de Estudos Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa (GEDELP/SEDUC/PE). Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Recife, 2016.
LOURENÇO, D. C. G.; ARAÚJO, D. L. de. A proposta de Análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento. Eutomia, Recife, v. 23, n. 1, p. 88-107, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/241617/33806. Acesso em: 20 mar. 2024.
MENDONÇA, M. Práticas de análise linguística, modalização e referenciação: ampliando e conectando objetos de ensino. In: PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBBES, T. (Orgs.). Prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa. São Carlos (SP): Pedro e João Editores, 2021. p. 219-243.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. 1ª Ed. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
MENDONÇA, M. Análise linguística: por que e como avaliar. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica; CE
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 6
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CL13 | |||||
15:00 | A - CL13 | |||||
16:00 | A - CL13 | |||||
17:00 | A - CL13 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |