Unicamp Diretoria Acadêmica

JC007 - Estudos Culturais das Ciências - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

A eleição de elementos culturais como foco para olhar as diferentes concepções e práticas sociais tem se mostrado muito produtiva para um conjunto de análises, incluindo aquelas relativas às ciências. Escolhendo referenciais que centram em teorias da representação cultural, neste curso, será realizado um processo de discussão das práticas científicas levadas a cabo em laboratórios de pesquisa e demais instâncias de produção científica a partir de textos, contatos com diferentes produções culturais que constroem discursos sobre ciências e que compõem diferentes materiais de divulgação científica. Ou, ainda, a partir de pesquisas empíricas e etnográficas sobre as ciências, suas práticas, desdobramentos e transbordamentos na vida social. A procura é por traçar caminhos e conexões que desnaturalizem as compreensões a respeito do que é ciência.

Bibliografia:

BENJAMIN, Ruha. People’s Science: Bodies and Rights on the Stem Cell Frontier. Stanford University Press. 2013. 

CASTRO, Rosana. 2020. Economias políticas da doença e da saúde: uma etnografia da experimentação farmacêutica. São Paulo: Hucitec. 

HARAWAY, Donna. 1988. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), 575–599. 

_______. 2016. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press. 

HARDING, Sandra. 1986. The Science Question in Feminism. Cornell University Press. 

KELLER, Evelyn Fox. Reflections on Gender and Science. Yale University Press. 1985. 

KELLER, Evelyn Fox; LONGINO, Helen. Feminism and Science. Oxford University Press. 1996 

SCHIEBINGER, Londa. Has Feminism Changed Science?. Harvard University Press. 1999.  ROY, Deboleena. Molecular Feminisms: biology, becomings and life in the lab. University of Washington Press. 2018. 

SILVA, Tomaz Tadeu da. 2000. Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica. 

STENGERS, Isabelle. ‘Another Science is Possible!’ A Plea for Slow Science. In: STENGERS, I. (2018) Another science is possible! A manifesto for slow science. Cambridge: Polity Press. p. 106-132.

 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Número de alunos matriculados: 17

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Marko Synesio Alves Monteiro

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: