Ementa:
A disciplina se propõe a percorrer um campo epistemológico definido que tem em seu núcleo o pensamento sobre cinema. Nesse sentido, acompanha a teorização cinematográfica embutida no construtivismo russo e a análise do classicismo narrativo. O pensamento de origem fenomenológica que caracteriza a obra de André Bazin serve como introdução aos questionamentos epistemológicos dos anos 60. O estruturalismo dos anos 60 e o recorte semiológico são abordados em sua evolução para a reflexão pós-estruturalista, constelando a teoria do cinema dominante no final do século 20. Será também percorrido o horizonte dos Estudos Culturais. A Teoria do Cinema que tem como base conceitual a filosofia cognitivista/analítica, será trabalhada em seu potencial de contraposição ao campo pós-estruturalista.
Bibliografia:
Albera, François; Lefebvre, Martin (Orgs.). “La filmologie, de nouveau”, in: Cinémas. Revue d'études cinématographiques, vol. 19, n. 2-3, primavera 2009.
Altman, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999.
Aumont, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995.
Aumont, Jacques. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
Leo Braudy, Marshall Cohe. Film Theory and Criticism. Introductory readings, New York, Oxford: Oxford University Press, 2009.
Bazin, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Bellour, Raymond. L'Analyse du Film. Paris: Éditions, 1979.
Berger, Asa. Media Analysis Techniques. London: Sage, 1998.
Bordwell, David. Film Art: An Introduction. Reading, MA: Addison-Wesley, 2009. Braudy, Leo;
Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004.
Buckland, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
Burch, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Casetti, Francesco; Di Chio, Federico. Cómo analizar un film. Paidós Iberica, 1998 Caughie, John (ed.). Theories of Autorship. London/New York: Routledge/BFI, 1981. Ethis, Emmanuel. Sociologie du cinéma et de ses publics. Paris: Armand Colin, 2005. France, Claudine de, Cinema e antropologia. Campinas: Editora da Unicamp,1999. Freire, Marcius; Lourdou, Philippe. Descrever o visível. Documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2010.
Hill, John; Gibson, Pamela Church (Eds.). Film Studies: Critical Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Jameson, Fredric. As Marcas do Visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
Jameson, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ática, 1997.
Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed.
Metz, Christian. The Imaginary Signifier. Psychoanalysis and the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1977.
Metz , Christian. Le Signifiant imaginaire. Paris: Christian Bourgeois, 1993.
Marie, Michel; Jullier, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009 Monaco, James. How to Read a Film: Movies, Media, Multimedia. New York/Oxford: Oxford University Press, 2000, 3a ed.
Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. I. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1976.
Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. II. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985.
Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
Ryan, Michael; Lenos, Melissa. An Introduction to Film Analysis: Technique and Meaning in Narrative Film. New York: Blomsbury Academic, 2012.
Sorlin, Pierre. Sociologie du cinéma, Ouverture pour une histoire de demain, Paris, Aubier, 1977.
Stam, Robert; Miller, Toby (eds.). Film and Theory: An Anthology. London: Blackwell, 2000.
Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 200
Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
Xavier, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Xavier, Ismail. “Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além na imanência”. In Médola, Ana Sílvia; Araújo, Denise; Bruno, Fernanda (Orgs.).
Livro da XV Compós: Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007, pp. 21-46.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 1
Número de alunos matriculados: 12
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |