Ementa:
Estudo das matrizes epistemológicas da pesquisa contemporânea em educação: recursos metodológicos, distinções conceituais, desdobramentos operacionais.
Bibliografia:
ALVES-MAZZOTTI, Alda, J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
ARANA, H. G. Possitivismo: reabrindo o debate. Campinas SP: Autores Associdos, 2007.
BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 1989.
BLANCHÉ, R., A Epistemologia, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1975. (o)
BRUYNE, P. et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Francisco Alves
BOURDIEU P., CHAUDOREDON, J:C:;PASSERON , J.C. El Oficio del Sociólogo, México, Siglo XXI, 1975. (2)
BOURDIEU. P. O campo Científico In ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Atica, 1983, p. 122- 155.
BOURDIEU. P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São paulo: Ed. Unesp, 2004.
CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. Teoria e pesquisa em Educação: os pós-modernismos. Maceió: Ufal, 2010.
FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2008
FOUREZ, G. A Construção das Ciências, introdução à Filosofia e a Ética das Ciências, São Paulo: UNESP, 1995
GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado com pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação In POUPART J. el Al. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes. 2008.
GRANGER, G-G. A ciências e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994
GOLDMANN, L. Dialética e Cultura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GOTO, T.A. Introdução à psicologia fenomenológica: Sã Paulo: Paulus 2008
HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, in Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural.
JAPIASSU, N. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.
KOSIK, K., Dialética do Concreto, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
KUNH , T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo: Perspectivas, 1975.
LOWY, M.. Ideologia e Ciências Sociais, São Paulo: Cortez, 1986.
MORIN, E., Introdução ao Pensamento Complexo, Lisboa, Instituto Piaget, 1990
MORIN, E. O problema Epistemológico da Complexidade, Lisboa: Publicações Europa-América, 1996
NUÑEZ TENÓRIO, J.R. Metodologia de las ciências sociales. Caracas: Alfadil. 1989.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da Pesquisa em Educação, Campinas; Praxis, 1996.
________________________, A Dialética na Pesquisa em Educação: Elementos de Contexto, in Fazenda, I., Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2012
_______________________, Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. 8. Ed. São Paulo: Cortez 2013.
________________________, Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012
_______________________, Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó SC: Argos, 2013
SANTOS, B. de S., Um discurso sobre as ciências, Porto: Afrontamento, 1996
SHAFF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995
SEVERINO, Antonio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo: Cortez, 2002
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 20
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | A - ED13 | |||||
19:00 | A - ED13 | |||||
20:00 | A - ED13 | |||||
21:00 | A - ED13 | |||||
22:00 | ||||||
23:00 |