Unicamp Diretoria Acadêmica

ED307 - Epistemologia e Pesquisa em Educação - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo das matrizes epistemológicas da pesquisa contemporânea em educação: recursos metodológicos, distinções conceituais, desdobramentos operacionais.

Bibliografia:

ALVES-MAZZOTTI, Alda, J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.

ARANA, H. G. Possitivismo: reabrindo o debate. Campinas SP: Autores Associdos, 2007.

BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 1989.

BLANCHÉ,  R., A Epistemologia, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1975. (o)

BRUYNE, P. et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Francisco Alves

BOURDIEU P., CHAUDOREDON, J:C:;PASSERON , J.C. El Oficio del Sociólogo, México, Siglo XXI, 1975. (2)

BOURDIEU. P. O campo Científico In ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Atica, 1983, p. 122- 155.

BOURDIEU. P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São paulo: Ed. Unesp, 2004.

CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. Teoria e pesquisa em Educação: os pós-modernismos. Maceió: Ufal, 2010.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2008

FOUREZ, G.  A Construção das Ciências, introdução à Filosofia e a Ética das Ciências, São Paulo: UNESP,  1995

GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado com pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação In POUPART J. el Al. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes. 2008.

GRANGER, G-G. A ciências e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994

GOLDMANN, L. Dialética e Cultura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GOTO, T.A. Introdução à psicologia fenomenológica: Sã Paulo:  Paulus 2008

HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse,  Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

HABERNAS, J.  Conhecimento e Interesse, in Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural.

JAPIASSU, N. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.

KOSIK, K., Dialética do Concreto, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KUNH , T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo: Perspectivas, 1975. 

LOWY, M.. Ideologia e Ciências Sociais, São Paulo: Cortez, 1986.

MORIN,  E.,  Introdução ao Pensamento Complexo,  Lisboa, Instituto Piaget,  1990

MORIN,  E. O problema Epistemológico da Complexidade,  Lisboa: Publicações Europa-América, 1996 

NUÑEZ TENÓRIO, J.R. Metodologia de las ciências sociales. Caracas: Alfadil. 1989.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da Pesquisa em Educação, Campinas; Praxis,  1996.

________________________, A Dialética na Pesquisa em Educação: Elementos de Contexto, in Fazenda, I., Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2012

_______________________, Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. 8. Ed. São Paulo: Cortez 2013.

________________________, Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012

_______________________, Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó SC: Argos, 2013

SANTOS, B. de S.,  Um discurso sobre as ciências,  Porto: Afrontamento, 1996

SHAFF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995

SEVERINO, Antonio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo: Cortez, 2002

 

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número de alunos matriculados: 20

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 18:00 - 22:00 ED13

Docentes:

  • Regis Henrique Dos Reis Silva

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00 A - ED13
19:00 A - ED13
20:00 A - ED13
21:00 A - ED13
22:00
23:00

Compartilhar: