Ementa:
Estudo dos processos de investigação em Educação e áreas afins, enfatizando seus fundamentos teórico-metodológicos. Análise de projetos e pesquisas de abordagens qualitativas.
Bibliografia:
ANDERY, M. et.al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica, SP. EDUC. 1996.
ANDRÉ, A. D. M. E. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n, 45, p.66.71, 1993.
ARANHA. C.S.G. A arte visual na sala de aula. São Paulo, 1981 (Tese de Doutorado – PUC/SP)
ARENDT, Hannah, A Condição Humana, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
ASWORTH, P. Giorgi, A. KONING, A. I.J. Qualitative Research in Psychology, Pittsburgh: Duquesne University Press, 1986
BLEGER, J. Temas de Psicologia – entrevista e grupos, SP, EPU, 1984.
BICUDO Maria Ap. V. Notas sobre o seminário realizado pelo Professor Dr. Amedeo Giorgi em 19/06/88 in: Caderno n, 1, Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, São Paulo, 1991.
BICUDO Maria Ap. V. A hermenêutica e o fazer do professor de matemática. Caderno n, 3, Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1993.
BICUDO Maria Ap. V. & ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha, Pesquisa Qualitativa em Educação, Piracicaba, Editora UNIMEP, Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos 1994.
BOGDAN, Robert e BIKLEN Sarem, Investigação qualitativa em educação: Introdução à teoria e aos métodos, Editora Porto, Porto Ltda, 1994.
BRANDÃO, Carlos (org) Repensando a pesquisa participante, São Paulo, Brasiliense, 1984.
CAPELLETI, I.F. BORGES, W.R. Pesquisa Qualitativa em Avaliação de Currículo: Dificuldades e Tentativas de Superação, Cadernos III da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1993.
CARDOSO, Ruth, Aventuras de Antropólogos em Campo ou como escapar das armadilhas do método, a aventura antropológica (org) Ruth Cardoso, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986 p. 95-105.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências Humanas e Sociais, SP, Atlas, 1992.
CIRIGLIANO, G.D.F. Fenomenologia da Educação, Petrópolis, Editora Vozes, 1976.
DARTIGUES, A. O que é a fenomenologia? SP, Atlas, 1992.
DEMO, P., Avaliação Qualitativa, São Paulo, Cortez e Autores Associados, 1987.
DEMO, P., Metodologia científica em Ciências Sociais, São Paulo Atlas, 1981.
DEMO, P., Pesquisa – Princípio Científico e Educativo, SP, Cortez & Autores Associados,1990.
DEMO, P., Educar pela pesquisa, SP, Cortez & Autores Associados, 1996.
D´OLIVEIRA, M.M.H. Ciência e pesquisa em Psicologia, SP, EDUC, 1984.
ECO, Umberto, Como se faz uma tese. Trad, de Gilson César Cardoso de Souza, 3ª Edição, São Paulo, Perspectiva, 1986.
ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha, A Escola: Um enfoque fenomenológico, São Paulo, Escuta/Pletos, 1993.
ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha, Hermenêutica. Estudo Introdutório, Caderno n,1, Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, São Paulo, 1991.
FAZENDA, Ivani C. A. (Org.) Metodologia da Pesquisa Educacional, Cortez Editora, 1989.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, SP, Atlas, 1995.
GIORGI, A. Status of qualitative research in the human sciences: a limited interdisciplinary and international perspective. A journal for Human Science: methods, San Francisco: Say brook Publishers, v. 1, n, 1. P.26-62, 1986.
GOODE , W.J. & HATT, P.K Métodos em Pesquisa Social, Companhia Editora Nacional, 2da. Edição,São Paulo, SP 1968.
HAGUETTE, T.M.F. Metodologia Quantitativa na Sociologia, Petrópolis, Vozes, 1992.
HELLER, Agnes, O cotidiano e a história, Rio de Janeiro, Paz e terra, 1985.
Ano de Catálogo: 2018
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 38
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - LL01 | |||||
15:00 | A - LL01 | |||||
16:00 | A - LL01 | |||||
17:00 | A - LL01 | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |