Unicamp Diretoria Acadêmica

IR020 - Representações de Deficiência no Cinema - 1S/2018 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

: A constituição histórica das concepções sobre deficiência. Representações de deficiência nas mídias. Conceituação de "disability studies". Fundamentos da linguagem do cinema como suporte para apreciação e crítica. Deficiência na família, na escola e na sociedade pelo olhar do cinema. O uso do cinema que tematiza deficiência como metodologia de ensino na formação de educadores e profissionais de saúde. 

Bibliografia:

Bibliografia:

ALBRECHT, Gary  L.; SEELMAN, Katherine D.; BURY, Michael. Handbook of disability studies. London: Sage Publications, 2001.

BANKS-Leite, Luci; GALVÃO, Izabel. Educação de um  selvagem: as experiências pedagógicas de Jean  Itard. São Paulo: Cortez, 2000.

CITELLI, Adilson  (org.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000.

DAVI, Lennard J. Crips  strike back: the rise  of disability studies. American Literary History. V. 11 (3): p.500-512, 1999.

FABRIS, Eli T. H.; LOPES, Maura Corcini. O olhar do cinema sobre a diferença. IN: Moita Lopes, L.P. e Bastos, L.C. Identidades: recortes multi  e interdisciplinares. Campinas, Mercado de Letras: 2002.

FISCHER, Rosa  M. B. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, v. 14,  p. 93-101, 2009.

LINTON, S. Claiming disability: knowledge and Identify. New York: NYU Press, 1998.

LONGMORE, Paul  K.; UMANSKY, Lauri.  The New disability history: America Perspectives. New York: NYU Press, 2001.

NORDEN, Martin  F. Cinema of isolation: a history of physical disability in the movies. New York: Rutgers University Press, 1994. TEIXEIRA, Inês  Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel.  A escola vai ao cinema. São Paulo: Autêntica, 2003. THOMSON, Rosemarie Garland. Freakery: cultural spectacles of extraordinary body. New York: NYU Press, 1996.

PEREIRA CS;  DEL PRETTE, A. Vendedor com paralisia cerebral bem-sucedido: análise de um filme na perspectiva das habilidades sociais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 87-91.

 

Filmografia

 MÚSICA E O SILÊNCIO [Jenseits der  Stille]. Direção Caroline Link. Alemanha: Europa Filmes, 1996. 1 Vídeocassete (109 min.): VHS, son., color.

A PESSOA É PARA O QUE NASCE [Idem]. Direção Roberto Berliner. São Paulo: Estúdio Europa, 2006. 1 DVD (89  min.): DVD, son., color.

MAR ADENTRO [Mar adentro]. Direção Alejandro Amenábar. Espanha: 20th Century Fox, 2005. 1 DVD (125 min.): DVD, son., color.

MONSTROS [Freaks]. Direção Barbet Schroeder. Estados Unidos: Amazon Digital  Editora e Distribuidora Ltda,  1932. 1 DVD (62  min.): DVD, son., preto e branco.

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA [Le scaphandre e le papillon]. Direção Julian Schnabel. França: EUROPA FILMES, 2007. 1 DVD (112 min.): DVD, son., color.

O GAROTO SELVAGEM [L’enfant sauvage]. Direção François Truffaut. França: Amazon Digital  Editora e Distribuidora Ltda,  1970. 1 DVD (83 min.): DVD, son., preto e branco.

O HOMEM ELEFANTE [The  elephant man]. Direção David  Lynch. Estados Unidos: Universal Pictures, 1980. 1 DVD (124 min.): DVD, son., preto e branco.

VERMELHO COMO O CÉU. Direção Cristiano Bortone. Itália:  California Filmes, 2008. 1 DVD (95  min.): DVD, son., color.

Ano de Catálogo: 2018

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 15

Número mínimo de alunos: 5

Número de alunos matriculados: 11

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 09:00 - 12:00

Docentes:

  • Adriana Lia Friszman De Laplane
  • Lucia Helena Reily

Reservas:

  • 36 - Saúde , I. Reabilitação - AA
  • 90 - Saúde , I. Reabilitação - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: