Disciplina: AM099 - Geografia da Saúde e Geologia Médica I
Título do projeto: Geografia da Saúde e Geologia Médica I
Professor Responsável pelo projeto: Profª. Aline Pascoalino matrícula: 316642
Professores Co-responsáveis pelo projeto:
Vicente Eudes Lemos Alves matrícula: 297848
Flávia Luciane Consoni de Mello matrícula: 303549
Número de Vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Profa Dra Aline Pascoalino: apascoal@unicamp.br
Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves: veudes@unicamp.br
Prof' Dra Flávia Luciane Consoni de Mello: fconsoni@unicamp.br
Tema:
A disciplina se desenvolverá por intermeio de Temas com exposições e debates via vídeos conferências:
> Controvérsias públicas envolvendo expertise e ambiente, como desastres (Mariana, Brumadinho,
locais de atuação de mineração e contaminação, etc.), o papel do geógrafo nesses contextos;
> Cooperação interdisciplinar e geociências pensando em problemas de saúde relacionados à atuação de empresas;
> Políticas de estímulo à inovação e à cooperação para tratar de emergências públicas (caso pandemia da COVIDI9);
> Dispersão espacial da produção do conhecimento sobre saúde, papel de pandemias, relação do espaço com outras variáveis para pensar a produção científica e formulação/implementação de políticas públicas de resposta a problemas de saúde;
> O SUS (Sistema Único de Saúde) e a universalização da saúde no Brasil; > Mapeamento cartográfico do COVID-19 no mundo e no Brasil;
> Covid-19 como evidência dos processos de globalização no sistema mundo contemporâneo;
> Mapeamento cartográfico do COVID-19 no mundo e no Brasil;
> Covid-19) como evidência dos processos de globalização no sistema mundo contemporâneo;
> Covid-19 os seus desdobramentos para a sociedade contemporânea: políticos, econômicos e sociais;
> Padrões climáticos, suas diferenças e as correlações com distintas causas de morbidade e de mortalidade da população;
> Risco ambiental e para saúde humana;
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Trata-se de uma disciplina criada diante da pandemia causada pela COVID-19 que buscará envolver os estudantes no debate sobre a questão das pandemias, ampliar a discussão para o desenvolvimento de atividades que visem criar consciência humanitária e de compreensão do surgimento, proliferação da pandemia e de isolamento social e suas consequências no mundo contemporâneo. Embora como ponto de partida para a compreensão da temática proposta seja o momento atual, propõe-se à realização de uma regressão histórica sócio-ambiental para entendermos os impactos de situações epidemiológicas em outros contextos históricos, geográficos e geológicos. Procura-se então, discutir diversas dimensões (ambientais, sociais, econômicas, históricas, de saúde pública e epidemiológicas) produzidas por pandemias, em especial o COVID-19.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
As aulas ocorrerão através de plataformas digitais em formato de videoaulas e fóruns de debates envolvendo alunos e os professores responsáveis pela turma.
Realizar pesquisas em áreas distintas (saúde / econômica / sociais / políticos) para o desenvolvimento dos temas propostos para exposição e para debate;
Desenvolver um pensamento crítico ao tema proposto desta disciplina.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Os estudantes precisam estar regularmente matriculados nos cursos de graduação em Geologia (53) e Geografia (Integral / Noturno) (54 e 55).
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Elaboração de duas resenhas de textos selecionados das referências básicas e/ou complementares que constam no programa (entrega na primeira semana após o retorno as atividades na Unicamp). Cada resenha de 02 ou 03 páginas.
Um trabalho final a ser proposto pelo(a) próprio(a) aluno(a) que permite uma reflexão sobre as discussões empreendidas na disciplina. O que pode ser:
> Um texto escrito de aproximadamente de 05 a 10 páginas com reflexões próprias e ancoradas nas leituras e em outras atividades referenciadas durante o curso sobre as temáticas estudadas.
> A elaboração de um documentário, caderno observações ou algo similar sobre a temática.
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