Disciplina: EX013 - Educação para a Cidadania II: Extensão, Pesquisa e Ensino
Professor Responsável pelo Projeto: Profa. Andréa Marcondes de Freitas
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Educação para cidadania II: Extensão e prática em projetos
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
O curso será desenvolvido em três módulos.
Módulo I
Extensão e os objetivos de desenvolvimento sustentável Bases teóricas para a prática Extensão universitária: para quê? Objetivos do desenvolvimento sustentável e educação para cidadania
Módulo II
Como colocar uma ideia em movimento? Como desenhar um projeto e avaliar sua viabilidade Prospecção de editais, adequação e busca de parceiros Colocando uma ideia em movimento Como avaliar? A importância, a teoria e a prática da avaliação
Módulo III
Desenvolvimento das atividades com a comunidade externa Aplicando projetos O primeiro módulo tem dois encontros e será inteiramente desenvolvido em sala de aula. No segundo módulo serão apresentadas algumas das ferramentas utilizadas para tornar uma ideia realidade, ou seja, trata do desenho de um projeto à sua implementação. No terceiro e último módulo a turma escolherá os projetos, iniciativas e ações que serão implementados.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Espera-se que os discentes matriculados na disciplina não apenas cumpram os créditos necessários para aprovação, estando presentes e participando dos encontros teóricos e práticos, como também se envolvam nas atividades de extensão, a saber, testes e aplicações de ferramentas de educação política junto à comunidade interna e externa à universidade.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não há.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Os alunos serão avaliados pela sua participação nos encontros e pela qualidade do conteúdo produzido ao longo da disciplina. Ao final, produzirão um breve relatório, onde suas atividades serão detalhadas no formato de um portfólio.