Disciplina: AM103 - Desenvolvimento Estudantil em Saúde - Educadores
Professor Responsável pelo projeto: Profa. Joana Fróes Bragança Bastos - matrícula: 297482
Professor Co-Responsável pelo projeto: Profa. Eliana Matorano Amaral
Número de Vagas:
Mínimo: 20 alunos
Máximo: 50 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
A disciplina será oferecida às segundas-feiras e quarta-feira das 18h00 às 20h00
Formas de contato:
Email: joanabb@unicamp.br/joanafbb@gmail.com Ramal 18871/19305
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
A formação dos profissionais de saúde é uma constante em permanente transformação, em suas diversas facetas não se cessam as possibilidades de potencializar os processos de ensino-aprendizagem. Pensar e contemplar essas transformações requer o envolvimento estudantil, que junto ao corpo docente e gestores, compõem os agentes de mudança necessários para quaisquer movimentos. As demandas que a educação traz aos seus agentes exigem competências específicas, dentro desse contexto, realiza-se o Educadores do Amanhã UNICAMP, um programa de desenvolvimento estudantil em educação em saúde, agora estendido todos os cursos da área da saúde. Nesta disciplina abordaremos o engajamento estudantil com a política e tomada decisões nas atividades da escola, do programa educacional, na provisão e avaliação do programa educacional, na comunidade acadêmica, na comunidade local, nas atividades extracurriculares e na provisão de serviços tendo como principal objetivo a formação de uma comunidade discente qualificada, engajada e parceira no aprimoramento do ensino e encorajada a prosseguir na carreira docente.
O engajamento estudantil, segundo as definições da literatura, é considerado um processo psicossocial, influenciado por fatores institucionais e pessoais, e incorporado a um contexto social mais amplo, integrando a perspectiva sociocultural influenciada por fatores psicológicos e comportamentais. Nesta perspectiva, as vozes dos alunos são ouvidas e postas em prática, com suas contribuiçõe sendo consideradas como uma oportunidade de controle de qualidade.
Estudantes, professores e gerentes acadêmicos podem trabalhar como colaboradores, concentrando-se na melhoria dos programas educacionais. A qualificação do engajamento estudantil apresenta uma nova forma de envolvimento do estudante frente ao seu ensino e a sua escola, ampliando a inserção de ações com a comunidade acadêmica e local, gerando senso de colaboração com o programa educacional, qualificando as representações estudantis dentre às instâncias institucionais e criando uma cultura institucional que dá tônus e manutenção a agentes transformadores e de mudança na educação em
saúde.
O arcabouço das atividades, será fundamentado em encontros presenciais ou virtuais de acordo com a situação epidemiológica da região com temas relevantes tendo como principais referenciais nacionais e internacionais de componentes essenciais de desenvolvimento de educadores em saúde. A criação de uma comunidade de prática de educação em saúde entre os estudantes das áreas de saúde será encorajada e instrumentalizada.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
O desenvolvimento dos objetivos preconizados da disciplina acontecerá através de encontros fundamentados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem em grupos, alternados com atividades de estudo autodirigido. Proposta: Segunda-feira (aulas teóricas) e Quarta-feira (oficinas) 18:00-20h presencial ou virtual sincrônico? quinzenalmente Segunda-feira e Quarta-feira estudos autodirigido + elaborações de trabalhos -quinzenalmente
Os materiais de estudo autodirigido serão uma abordagem sintética dos principais referenciais da educação em saúde, visando leitura dinâmica e na língua portuguesa/inglesa.
Os alunos deverão realizar estudo dirigido, projetos de grupo e individuais nas semanas sem encontro para apresentação.
Carga horária 4h/semana.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Estudantes da área da saúde da UNICAMP: Cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
A avaliação será realizada baseada em participação nos encontros, projetos de grupo e trabalho individual utilizando-se as notas suficiente/insuficiente.