Disciplina: AM035 - Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I
Professor Responsável pelo Projeto: Profa. Maria Irma Hadler Coudry
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
O processo de formação teórico-metodológica na área da Neurolinguística Discursiva. Alfabetização em processo.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
1. Formação em Linguística e Neurolinguística Discursiva para sustentar a avaliação e o acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades no eixo fala, leitura e escrita. Discussão teórica e metodológica.
2. Neurolinguística e avaliação de linguagem.
3. Estudo das funções mentais superiores e seu papel no ensino
4. Estudos das etapas fundamentais da infância
5. O papel do professor/adulto no ensinoda escrita/leitura
6. Leitura e discussão crítica das patologias atribuídas às crianças na atualidade (Dislexia, TDAH, Déficit Intelectual, Déficit do processamento Auditivo)
7. Linguagem e sujeito: a construção da subjetividade
8. Estudo de casos
9. Análise de dado
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Espera-se que o aluno possa elaborar uma avaliação neurolingüística de leitura e de escrita, que possibilite olhar a criança para além do diagnóstico, analisando dados de escrita infantil e observando as hipóteses que o aprendiz formula.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
É desejável que os alunos pesquisem na internet e no Banco de Dados de Neurolinguística - BDN (vídeos, pastas, atividades, cadernos escolares, diagnóstocos, relatórios, avaliações) referente ao CCazinho/IEL para se preparar para a avaliação da disciplina.
OBS: O CCazinho (Centro de Convivência de Linguagens/IEL) recebe, avalia e acompanha crianças e jovens que foram diagnosticados de uma patologia que afeta a relação fala, leitura e escrita e os insere no mundo das letras.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Os alunos serão avaliados mediante uma prova a ser feita em sala de aula, com consulta, acerca de temas teóricos, análise crítica e de dados, argumentando contra a patologização da infância. Embora preveja exame, este não será aplicado.