Disciplina: AM016 - Educação Ambiental
Título do projeto: Educação Ambiental
Professor Responsável pelo projeto: Prof. Sandro Tonso - matrícula: 275182 – Unidade: FT
Número de Vagas:
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 50 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
Data: 04/03/2020
Horário: às 08h
Local: Sala PB02
Formas de contato:
E-mail: sandro@ft.unicamp.br
Telefone: (19) 98118-1825
Tema das exposições e debates:
Serão 15 encontros de 4 horas (das 08:00 às 12:00) sobre Educação Ambiental e suas implicações conceituais, metodológicas, políticas, legais e desenvolvimento na educação formal e não-formal.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
O programa está dividido em 03 blocos que se entrelaçam no decorrer dos 15 encontros de 04 horas cada.
Bloco: "A Crise da Civilização": Por meio de uma análise dos principais problemas ditos "ambientais" da modernidade, sob seus aspectos técnicos, sociais, econômicos, ecológicos, culturais e políticos, discute-se se a chamada "exploração da Natureza pelo Homem" não é mais uma das facetas da "exploração do Homem pelo Homem". O principal objetivo deste bloco e a construção de uma postura de verdadeiro respeito à diversidade no seu sentido mais amplo: ecológico social e cultural, ancorada conceitualmente em alguns dos principais autores da Sociologia Ambiental.
Bloco: "Educação Ambientai como resposta?": Sob este tema, os encontros procurarão mostrar o histórico do movimento ambientalista, seus principais documentos nacionais e internacionais e o percurso já realizado pelo movimento da Educação Ambiental. Serão apresentadas, estudadas e discutidas Políticas Públicas e experiências de Educação Ambiental nas suas principais vertentes.
Bloco: "Encontro de sensibilização: preparando um projeto": Neste fase, a disciplina propõe uma série de dinâmicas e atividades que tem por objetivo a sensibilização para as questões discutidas, procurando integrar uma dimensão racional e informativa a um trabalho sensível, afetivo, estético e formativo. Desta forma, acredita-se que toda a dimensão humana esteja presente na preparação de projetos de Educação Ambiental e seus respectivos processos de avaliação. Somente desta forma, acredita-se na possibilidade transformadora da Educação Ambiental.
Os encontros se constituem numa das poucas oportunidades de real exercício de interdisciplinaridade em torno a uma questão que afeta a todos: a dimensão socioambiental, e que, de uma forma ou de outra, toca a todas as Profissões que deveriam se sensibilizar para discutir sua participação na construção de uma solução coletiva.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Participação em debates, em trabalhos em grupo, na pesquisa e exposição de temas.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Participação em debates, em trabalhos em grupo, na pesquisa e exposição de temas.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
O processo de avaliação envolve participação ativa em aula, trabalhos realizados ao longo do semestre e um projeto em grupo apresentado no último encontro. A avaliação também prevê uma auto-avaliação e uma avaliação do estudante sobre o professor e sua forma de conduzir os encontros. Espera-se a construção de uma visão interdisciplinar sobre a questão socioambiental, uma postura coletiva de compreender e enfrentá-la e uma dimensão educadora articulada com dimensão da gestão ambiental.