Disciplina: AM020 – Grandes Temas da Atualidade
Título do projeto: Reflexões sobre identidade e participação social crítica na atualidade.
Professor Responsável pelo projeto:
Profª. Denise Bértoli Braqa - matrícula: 309018 – Unidade: IEL
Número de Vagas:
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 40 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
Formas de contato:
E-mail: denisebb@iel.unicamp.br ou denisebbraga@gmail.com
Formas básicas de desenvolvimento das atividades:
Tema: Reflexões sobre identidade e participação social crítica na atualidade.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
A proposta da disciplina é discutir questões de identidade e das formações plurais que constituem a sociedade contemporânea. Serão enfatizados aspectos ligados à diversidade cultural e linguística que caracterizam as relações sociais na atualidade. Essas discussões serão realizadas a partir da leitura de dois livros, principalmente, quais sejam, o livro intitulado identidade, de Zygmunt Bauman, e a obra organizada por Denise Braga, Tecnologias digitais de informação e comunicação e participação social, que visa à discussão sobre ação social crítica na sociedade digital.
As reflexões a serem realizadas visam construir uma perspectiva crítica que permita validar a heterogeneidade constitutiva da malha social e também resgatar valores mais humanísticos, na busca construir uma sociedade mais ética, a partir de nossa atuação em diferentes áreas acadêmicos e esferas profissionais.
Essas discussões serão realizadas no horário do almoço ( 12h00 às 14h00) para viabilizar a participação dos alunos interessados. Os encontros serão semanais, em uma sala de aula do lEL, às quartas-feiras.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Leitura crítica dos capítulos selecionados das mencionadas obras, participação nos debates e apresentação de um seminário em grupo.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Interesse na disciplina.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Participação do aluno nas discussões e apresentação de seminário.