Unicamp Diretoria Acadêmica

Educação Ambiental (Turma AM016A) Imprimir

Disciplina: AM016 - Educação Ambiental

Título do Projeto: Educação Ambiental

Professor Responsável pelo Projeto: Prof. Sandro Tonso – matrícula: 275182 – Unidade: FT

Número de vagas:

Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:

Serão 15 encontros de 4 horas (das 08h Às 12h) sobre Educação Ambiental e suas implicações conceituais, metodológicas e aplicadas na educação formal e não-formal.

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

O programa está dividido em 03 blocos que se entrelaçam no decorrer dos 15 encontros de 04 horas cada.

Bloco: "A Crise da CIvilização": Por meio de uma análise dos principais problemas ditos "ambientais" da modernidade, sob seus aspectos técnicos, sociais, econômicos, ecológicos, culturais e políticos, discute-se se a chamada "exploração da Natureza pelo Homem" não é mais uma das facetas da "exploração do Homem pelo Homem". O principal objetivo deste bloco é a construção de uma postura de verdadeiro respeito à diversidade no seu sentido mais amplo: ecológico, social e cultural, ancorada conceitualmente em alguns dos principais autores da Sociologia Ambiental.

Bloco: "Educação Ambiental como resposta?": Sob este tema, os encontros procurarão mostrar o histórico do movimento ambientalista, seus principais documentos nacionais e internacionais e o percurso já realizado pelo movimento da Educação Ambiental. Serão apresentadas, estudadas e discutidas Políticas Públicas e experiências de Educação Ambiental nas suas principais vertentes.

Bloco: "Encontro de sensibilização: preparando um projeto": Nessa fase, a disciplina propõe uma série de dinâmicas e atividades que tem por objetivo a sensibilização para as questões discutidas, procurando integrar uma dimensão racional e informativa a um trabalho sensível, afetivo, estético e formativo. Desta forma, acredita-se que toda a dimensão humana esteja presente na preparação de projetos de Educação Ambiental. Somente desta forma, acredita-se na possibilidade transformadora de Educação Ambiental.

Os encontros se constituem numa das poucas oportunidades de real exercício de interdisciplinaridade em torno a uma questão que afeta a todos: a dimensão socioambiental, e que, de uma forma ou de outra, toca a todas as Profissões que deveriam se sensibilizar para discutir sua participação na construção de uma solução coletiva.

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Participação em debates, em trabalhos em grupo, na pesquisa e exposição de temas.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há NENHUM requisito exigido, além do próprio interesse em desenvolver esta temática na sua formação acadêmica.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

A avaliação é composta da participação em aula, de trabalhos realizados ao longo do semestre e de um projeto em grupo apresentado no último encontro. A avaliação também prevê uma auto-avaliação e uma avaliação do estudante sobre o professor e sua forma de conduzir os encontros.


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