Disciplina: AM019 - Trabalhos Comunitários II
Título do projeto: Coral Unicamp Zíper na Boca
Professor Responsável pelo projeto:
Prof. Angelo José Fernandes - matrícula: 302341 – Unidade: IA
Número de Vagas:
Mínimo: 01 aluno
Máximo: 20 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
Data: 11/03/2019
Horário: 12h00
Local: Espaço Cultural Casa do Lago
Formas de contato:
Telefone: 3521-5021
E-mail: coral@unicamp.br
Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:
Coral Unicamp Zíper na Boca
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
O Coral UNICAMP ZÍPER NA BOCA se constitui em um projeto do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp e tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação das diversas áreas da universidade, o desenvolvimento de uma atividade de extensão, voltada à área artístico-musical. Assim, através da expressão coletiva do canto, a atividade tem como proposta a preparação de um repertório diversificado, possibilitando ao estudante o contato com vários estilos musicais diferentes, contribuindo para a sua formação musical e para o desenvolvimento de uma expressão vocal adequada ao canto, ao mesmo tempo que permite a integração entre alunos de diferentes áreas do conhecimento que se unem na realização de um projeto que se caracteriza pela valorização do resultado alcançado pelo grupo, num autêntico trabalho de equipe. O projeto é dividido em três atividades básicas: ensaios preparatórios, aulas de técnica vocal e apresentações públicas.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Como integrante do coral (coralista) o aluno participa semanalmente de três (03) ensaios preparatórios (02 musicais e 01 cênico), de uma (01) aula de técnica vocal e de apresentações públicas (em média três ao mês).
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não é necessário que o aluno possua conhecimentos teóricos em música, mas o estudante precisa demonstrar habilidade em memorizar e reproduzir, através da emissão vocal, uma linha melódica dada. Desta forma, os alunos matriculados devem agendar no primeiro dia da atividade, um teste vocal diretamente com a maestrina Vívian Nogueira. Somente os alunos aprovados no teste estarão aptos a cursar a disciplina. O aluno precisa ter disponibilidade de horários para participar das atividades semanais, realizadas às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª F, das 12h00 às 13h30min.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Como o projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma atividade musical realizada em grupo, a avaliação será realizada de acordo com a frequência nas atividades do projeto. Para aprovação, a frequência mínima é de 75%.