Disciplina: AM062 - Divulgação Científica
Título do Projeto: Ciência, mídia e sociedade: a necessária interface.
Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Monica Graciela Zoppi-Fontana – matrícula: 264521 – Unidade: IEL
Corresponsável pelo projeto:
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Germana Fernandes Barata
Simone Pallone
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Ciência, mídia e sociedade: a necessária interface.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Iniciar os futuros cientistas na importante atividade de divulgação e comunicação pública da ciência. Motivar a análise crítica sobre a relação entre ciência, sociedade e mídia. Incentivar a prática de comunicação científica voltada para o público leigo, e o diálogo com os jornalistas, assessores de comunicação e profissionais da comunicação. Orientar os futuros pesquisadores sobre o processo de produção da mídia e de posturas necessárias para uma comunicação sem ruídos. Discutir os desafios da divulgação cientifica. Durante o trabalho será desenvolvida a concepção do timing científico e jornalístico, de acordo com o veículo e suporte.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Debates durante as aulas, leitura de textos acadêmicos e jornalísticos, além de práticas de produção jornalística.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Estudantes de graduação das diferentes áreas do conhecimento (Exatas, Biológicas, Humanas e Artes). Estudantes de pós-graduação serão bem-vindos caso haja vagas remanescentes. Disponibilidade para participar da disciplina sempre às segundas-feiras, às 14h (30hs).
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
A avaliação será realizada durante as atividades conduzidas em sala de aula, Seminários e Pesquisa de campo. A disciplina será pautada por um período de discussão teórica de textos teóricos e jornalísticos analisados, além de produção de conteúdos.